PLANO DE AULA
Disciplina: Matemática
Série: 6° ano/ 5ª
série
Tema: Números Inteiros
Objetivo Geral:
*priorizar a competência leitora
e escritora do educando, pois só por meio delas será possível concretizar o
aprendizado de cada um, visto que, hoje, ler e escrever são competências
fundamentais a qualquer disciplina ou profissão.
*comunicar-se matematicamente, ou
seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar
sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e escrita.
Objetivo Específico:
*compreender o significado dos números negativos em situações
concretas, bem como das operações com negativos.
*saber realizar de modo
significativo às operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de
números negativos.
Justificativa:
Oferecer ao aluno várias situações
que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, e a
capacidade de resolver problemas, fazendo o uso das quatro operações.
O ensino desta disciplina pode
potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de
compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de
matemática indica, como objetivo ensino fundamental, levar o aluno a fazer
observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualificativos do ponto de
vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles,
utilizando para isso o conhecimento matemático, selecionar, organizar e
produzir informações relevantes, para interpretá-las e avalia-las criticamente.
Estratégias:
·
aulas expositivas e dialogadas;
·
atendimentos
e observações individuais e coletivas;
·
discussão de textos/artigos que resgatam a
história da matemática;
·
utilização de material didático específico para
determinadas aulas.
Recursos:
·
lousa e giz;
·
artigos;
·
material impresso/xerocado;
·
cartolina, cola e tesoura;
·
sala de informática/internet;
·
apostila;
·
projetos;
·
material dourado;
·
ábaco.
livro paradidático: História de sinais
Avaliação:
Ela deve ser entendida como
processo de acompanhamento e compreensão dos avanços, dos limites e das
dificuldades dos alunos, se houve ou não crescimento e envolvimento do aluno em
todo o processo.
O importante é determinar os
fatores do insucesso e reorientar as ações para sanar ou minimizar essas
dificuldades apresentadas pelos alunos com atividades diversificadas.
Os processos de avaliação serão
feitos da seguinte forma:
·
Acompanhamento das atividades no dia-a-dia dos
alunos através da observação e registro.
·
Provas, testes e trabalhos escritos, para
detectar avanços ou dificuldades em relação ao conteúdo desenvolvido.
·
Auto-avaliação, que servirá também como
instrumento de auto conhecimento para o aluno.
Recuperação:
Deverá ser:
·
Contínua com o intuito de mostrar ao aluno onde,
como e porque ele cometeu o erro, comparando as respostas com a dos colegas
através da correção na lousa e fazendo uma retomada do conteúdo, propondo
atividades diferentes daquelas já executadas.
Observação: no critério avaliação é importante salientar que o processo
de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.
Olá colegas, muito bom o plano de aula de vocês.
ResponderExcluirE o blog está lindo, muito delicado.
Estão de parabéns!
Um abraço, profª Silvia - grupo 6.
Olá Silvia muito obrigada pelos elogios, foram feitos os trabalhos com muito carinho e dedicação.
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