terça-feira, 11 de junho de 2013

Plano de aula

PLANO DE AULA: ENCONTRO PRESENCIAL




PLANO DE AULA

Disciplina: Matemática

Série: 6° ano/ 5ª série

Tema: Números Inteiros

Objetivo Geral:

*priorizar a competência leitora e escritora do educando, pois só por meio delas será possível concretizar o aprendizado de cada um, visto que, hoje, ler e escrever são competências fundamentais a qualquer disciplina ou profissão.
*comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com precisão e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e escrita. 

Objetivo Específico:
*compreender o significado dos números negativos em situações concretas, bem como das operações com negativos.
*saber realizar de modo significativo às operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de números negativos.

Justificativa:
Oferecer ao aluno várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, e a capacidade de resolver problemas, fazendo o uso das quatro operações.
O ensino desta disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.
Uma das finalidades do ensino de matemática indica, como objetivo ensino fundamental, levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualificativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático, selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avalia-las criticamente.

Estratégias:
·         aulas expositivas e dialogadas;
·         atendimentos  e observações individuais e coletivas;
·         discussão de textos/artigos que resgatam a história da matemática;
·         utilização de material didático específico para determinadas aulas.

Recursos:
·         lousa e giz;
·         artigos;
·         material impresso/xerocado;
·         cartolina, cola e tesoura;
·         sala de informática/internet;
·         apostila;
·         projetos;
·         material dourado;
·         ábaco.
 livro paradidático: História de sinais 

  Avaliação:
Ela deve ser entendida como processo de acompanhamento e compreensão dos avanços, dos limites e das dificuldades dos alunos, se houve ou não crescimento e envolvimento do aluno em todo o processo.
O importante é determinar os fatores do insucesso e reorientar as ações para sanar ou minimizar essas dificuldades apresentadas pelos alunos com atividades diversificadas.
Os processos de avaliação serão feitos da seguinte forma:
·         Acompanhamento das atividades no dia-a-dia dos alunos através da observação e registro.
·         Provas, testes e trabalhos escritos, para detectar avanços ou dificuldades em relação ao conteúdo desenvolvido.
·         Auto-avaliação, que servirá também como instrumento de auto conhecimento para o aluno.

Recuperação:
 Deverá ser:
·         Contínua com o intuito de mostrar ao aluno onde, como e porque ele cometeu o erro, comparando as respostas com a dos colegas através da correção na lousa e fazendo uma retomada do conteúdo, propondo atividades diferentes daquelas já executadas.

Observação: no critério avaliação é importante salientar que o processo de construção de conhecimento prevalece sobre o resultado final.

2 comentários:

  1. Olá colegas, muito bom o plano de aula de vocês.
    E o blog está lindo, muito delicado.
    Estão de parabéns!
    Um abraço, profª Silvia - grupo 6.

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  2. Olá Silvia muito obrigada pelos elogios, foram feitos os trabalhos com muito carinho e dedicação.

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