segunda-feira, 17 de junho de 2013

Questão Discursiva

Questão Discursiva



Disciplina: Matemática
Turma: 9° ano do Ensino Fundamental
Tempo pedagógico previsto: 8 horas/aula
Tema da aula: Números racionais

Conteúdos
Representação de números racionais: Exatos e Dízimas Periódicas;
Operações com racionais – adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação;
Frações: equivalentes, relação entre fração e decimais, novos significados para fração;
Porcentagem.

Habilidades e competências
Competência de Área 1
Desenvolver o raciocínio quantitativo e o pensamento funcional, isto é, o pensamento em termos de relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas. Aplicar expressões analíticas para modelar e resolver problemas.

Tema 1
Números, operações, funções (racionais / potenciação, números reais, expressões algébricas, equações, gráficos cartesianos, equações do 2º grau, funções).

GRUPO I
Competências para observar
H01 Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
H02 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
H03 Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.

GRUPO II
Competências para realizar
H10  Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação – expoentes inteiros e radiciação).

GRUPO III
Competências para compreender
H15 Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).
H16 Resolver problemas que envolvam porcentagem.


DESCRITORES
D17 – Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno compreender a disposição dos números racionais, tanto positivos quanto negativos, na reta numerada.
Essa habilidade é avaliada por meio de situações-problema contextualizadas, nas quais podem ser exploradas as representações fracionária e decimal dos números racionais.

D22 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno identificar uma fração p
Q como um quociente, com q ¹ 0, como parte do todo, ou seja, tomar p como parte de um objeto que está dividido em q pedaços, e como uma razão entre dois números: “p está para q. Essa habilidade é avaliada por meio de situações-problema contextualizadas, de modo que o aluno reconheça essas diferentes formas.

D24 – Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos centésimos e milésimos.
Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno compor números decimais e saber interpretá-los. Essa habilidade é avaliada por meio de situações-problema contextualizadas, nas quais o aluno possa compor um número, ou seja, saber que 5,43 = 5 + 0,4 + 0, 03, e ainda, saber identificar que 2 décimos é 0,2; 2 centésimos é 0, 02, que 0,54 décimos é 0, 054, etc.

D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.
Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno realizar cálculos com
porcentagens. Essa habilidade é avaliada por meio de situações-problema contextualizadas, bem como situações mais complexas envolvendo a compra e venda de produtos, a comparação de quantidades em problemas que requeiram a equivalência entre uma fração ordinária simples e uma porcentagem, ou entre uma porcentagem e uma representação decimal.


Estratégias
Utilização do soroban (Caderno do aluno 5ª série 6º ano volume 2)  para explorar a representação de um número decimal e facilitar a compreensão do valor posicional de cada algarismo;
Uso da linguagem mista (Caderno do aluno 5ª série 6º ano volume 2)  para dar significado a representação e as operações com números decimais;
Uso de malhas quadriculadas e de figuras;
Exploração, resolução e discussão de situações-problemas envolvendo os diferentes tipos de razão;
Identificar propriedades comuns entre objetos ou números;
Construir classes de equivalência;
Analise de dados;
Uso de calculadora.

Metodologia
As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno e, a partir das mesmas, serão ministradas aulas teóricas, explicativas, expositivas utilizando o conhecimento já adquirido e a construção de novos conhecimentos;
Apresentação de um slide falando da importância de estudar os números racionais;
Leitura de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do  aluno, como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo;
Propor algumas situações problemas do cotidiano em que os alunos utilizem números decimais para que os mesmos possam responder oralmente;
Discussão e/correção colaborativa das atividades (Feedback);

Recursos didáticos
Textos impressos, projetor de slides, notebook, vídeo software (jogos educacionais sobre os números racionais);




Avaliação
Neste processo os alunos serão avaliados, de forma contínua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades propostas a serem alcançadas, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem da matemática.
Será avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.

Conclusão
A partir do quadro das competências (observar, realizar e compreender) e habilidades (H01, H02, H03, H10, H15 e H16), detectou-se a necessidade e a importância de traçar um plano de aula a partir do conteúdo “Números racionais”, bem como o seu mapeamento de percurso, identificando os conteúdos e/ou temas envolvidos com o presente assunto.

De acordo com o PCN, o ensino da Matemática nos 8os e 9os anos, deve ampliar e consolidar os significados dos números racionais a partir dos diferentes usos em contextos sociais e matemáticos. Assim, acredito que esse plano de aula, bem como o seu mapeamento de percurso, é de grande valia para a construção e o aperfeiçoamento desse conteúdo, permitindo ao educando consolidá-lo e relacioná-lo com o seu cotidiano. 

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