Questão Discursiva
Disciplina: Matemática
Turma: 9° ano do Ensino
Fundamental
Tempo pedagógico previsto:
8 horas/aula
Tema da aula: Números racionais
Conteúdos
Representação de números
racionais: Exatos e Dízimas Periódicas;
Operações com racionais –
adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação;
Frações: equivalentes,
relação entre fração e decimais, novos significados para fração;
Porcentagem.
Habilidades e
competências
Competência de Área 1
Desenvolver o raciocínio
quantitativo e o pensamento funcional, isto é, o pensamento em termos de
relações e a variedade de suas representações, incluindo as simbólicas, as
algébricas, as gráficas, as tabulares e as geométricas. Aplicar expressões
analíticas para modelar e resolver problemas.
Tema 1
Números, operações,
funções (racionais / potenciação, números reais, expressões algébricas,
equações, gráficos cartesianos, equações do 2º grau, funções).
GRUPO I
Competências para
observar
H01 Reconhecer as diferentes representações de um número
racional.
H02 Identificar fração como representação que pode estar
associada a diferentes significados.
H03 Reconhecer as representações decimais dos números
racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a
existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
GRUPO II
Competências para
realizar
H10 Efetuar cálculos que envolvam
operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação – expoentes inteiros e radiciação).
GRUPO III
Competências para
compreender
H15 Resolver problemas com números
racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação e radiciação).
H16 Resolver problemas que envolvam
porcentagem.
DESCRITORES
D17 – Identificar a
localização de números racionais na reta numérica.
Esse descritor deve
verificar a habilidade de o aluno compreender a disposição dos números
racionais, tanto positivos quanto negativos, na reta numerada.
Essa habilidade é avaliada
por meio de situações-problema contextualizadas, nas quais podem ser exploradas
as representações fracionária e decimal dos números racionais.
D22 – Identificar
fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
Esse descritor deve
verificar a habilidade de o aluno identificar uma fração p
Q como um quociente, com q ¹ 0,
como parte do todo, ou seja, tomar p como parte de um objeto que está
dividido em q pedaços, e como uma razão entre
dois números: “p está para q”.
Essa habilidade é avaliada por meio de situações-problema contextualizadas, de
modo que o aluno reconheça essas diferentes formas.
D24 – Reconhecer as
representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de
numeração decimal identificando a existência de “ordens” como décimos
centésimos e milésimos.
Esse descritor deve
verificar a habilidade de o aluno compor números decimais e saber
interpretá-los. Essa habilidade é avaliada por meio de situações-problema
contextualizadas, nas quais o aluno possa compor um número, ou seja, saber que
5,43 = 5 + 0,4 + 0, 03, e ainda, saber identificar que 2 décimos é 0,2; 2
centésimos é 0, 02, que 0,54 décimos é 0, 054, etc.
D28 – Resolver problema
que envolva porcentagem.
Esse descritor deve
verificar a habilidade de o aluno realizar cálculos com
porcentagens. Essa
habilidade é avaliada por meio de situações-problema contextualizadas, bem como
situações mais complexas envolvendo a compra e venda de produtos, a comparação
de quantidades em problemas que requeiram a equivalência entre uma fração
ordinária simples e uma porcentagem, ou entre uma porcentagem e uma
representação decimal.
Estratégias
Utilização
do soroban (Caderno do aluno 5ª série 6º ano volume 2) para explorar a representação de
um número decimal e facilitar a compreensão do valor posicional de cada
algarismo;
Uso da
linguagem mista (Caderno do aluno 5ª série 6º ano volume 2) para dar significado a
representação e as operações com números decimais;
Uso de malhas
quadriculadas e de figuras;
Exploração, resolução e
discussão de situações-problemas envolvendo os diferentes tipos de razão;
Identificar
propriedades comuns entre objetos ou números;
Construir
classes de equivalência;
Analise
de dados;
Uso de
calculadora.
Metodologia
As aulas
serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno e, a
partir das mesmas, serão ministradas aulas teóricas, explicativas, expositivas
utilizando o conhecimento já adquirido e a construção de novos conhecimentos;
Apresentação
de um slide falando da importância de estudar os números racionais;
Leitura de textos para
introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro
didático do aluno, como também de outros livros que trazem informações
sobre o assunto em estudo;
Propor
algumas situações problemas do cotidiano em que os alunos utilizem números
decimais para que os mesmos possam responder oralmente;
Discussão e/correção
colaborativa das atividades (Feedback);
Recursos didáticos
Textos
impressos, projetor de slides, notebook, vídeo software (jogos educacionais
sobre os números racionais);
Avaliação
Neste
processo os alunos serão avaliados, de forma contínua, quanto ao desempenho nas
atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades propostas a serem
alcançadas, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à
compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando
assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da
aprendizagem da matemática.
Será
avaliada também a participação dos alunos durante a explanação do assunto
proposto, nos exercícios resolvidos em sala de aula e extraclasse; nos
trabalhos confeccionados para serem apresentados em sala de aula.
Conclusão
A partir
do quadro das competências (observar, realizar e compreender) e habilidades
(H01, H02, H03, H10, H15 e H16), detectou-se a necessidade e a importância de
traçar um plano de aula a partir do conteúdo “Números racionais”, bem como o
seu mapeamento de percurso, identificando os conteúdos e/ou temas envolvidos
com o presente assunto.
De acordo com o PCN, o
ensino da Matemática nos 8os e 9os anos, deve
ampliar e consolidar os significados dos números racionais a partir dos diferentes
usos em contextos sociais e matemáticos. Assim, acredito que esse plano de
aula, bem como o seu mapeamento de percurso, é de grande valia para a
construção e o aperfeiçoamento desse conteúdo, permitindo ao educando
consolidá-lo e relacioná-lo com o seu cotidiano.
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